quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Santa Tatiana de Roma

Santa Tatiana de Roma
Tambem conhecida como Santa Thaciana de Roma
Em grego Santa Tânia.
Ela é venerada no Leste junto com Santa Euthasia e São Mertios e é dito que eram diáconos, e ela foi martirizada durante as perseguições do Imperador Alexandre Severus. (222-235).Os “Atos” de seu martírio que são fabulosos, muito parece com o das Santas Martina e Prisca (conhecida no Ocidente como Santa Priscila).Alguns estudiosos teem sugerido que as três poderiam ser a mesma pessoa.
Ao ser torturada com longos garfos, de seu corpo jorravam leite e rosas em vez de sangue e vários dos presentes foram convertidos por este milagre.
Na arte litúrgica da Igreja Santa Tatiana é representada em seu martírio,onde ela é lançada aos leões famintos no anfiteatro de Roma.
Ela foi terrivelmente martirizada, e como não renegasse a sua fé foi depois lançada as feras, mas os dois leões deitaram a seus pés. O procônsul encarregado do martírio, furioso, mandou decapita-la. Isto ocorreu em 230DC.
Segundo o historiador Euzébius centenas dos presentes se converteram com este milagre.
Ela é muito venerada na Igreja Oriental, em especial na Rússia como Santa Tatiana e na Grécia com Santa Tânia.
Suas relíquias foram descobertas no dia 25 de outubro de 1634 em uma cripta perto da prisão de Mamertine, em Roma durante as escavações para a construção de uma igreja projetada pelo Papa Urbano VIII.
Ela é mostrada tambem como uma virgem com um leão, ou tambem sendo decapitada pela espada ou sendo martirizada com um longo garfo ou recebendo a palma do martírio da Virgem e de Jesus.
Ela é uma das padroeiras da cidade de Roma.
Sua festa é celebrada no dia 12 de janeiro
Na Igreja Grega sua festa é celebrada no dia 30 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário