quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Santa Elizabeth Ann Bayley Seton

Santa Elizabeth Ann Bayley Seton


Nasceu em 28 de agosto de 1774 em Nova York,USA .
Nascida em uma rica e influente família da Igreja Episcopal, filha de um médico, foi educada em Nova York no final do século 18. Sua mãe faleceu quando Elizabeth tinha três anos e sua babá um ano depois. Mais tarde com 19 anos, ela casou-se com um rico homem de negócios e teve cinco filhos.
Com cerca de 10 anos de casada, os negócios de seu marido fracassaram e logo depois ele faleceu de tuberculose, deixando uma viúva pobre e com cinco filhos para cuidar. Por anos Elizabeth sentia uma grande atração pelo Catolicismo, em especial " A Real Presença de Cristo na Eucaristia" e a linhagem direta da Igreja Católica com Jesus e os apóstolos. Ela converteu-se ao Catolicismo entrando na Igreja em 14 de março de 1805, alienando no processo, muitos da sua rigorosa família Episcopal.

Sendo uma mulher muito inteligente e culta, para cuidar de sua família e assegurar uma educação adequada para seus filhos, ela abriu uma escola em Boston. Através de instituições privadas ela iniciou uma escola para a comunidade religiosa. Mais tarde atendendo a um convite do Arcebispo, ela estabeleceu uma escola para Garotas Católicas em Baltimore, Maryland o que foi o início do Sistema das Escolas Paroquiais na América. Para cuidar do sistema, ela fundou a "Congregação da Irmãs de Caridade" em 1809 , a primeira comunidade religiosa para mulheres, na América.

Faleceu em 4 de janeiro de 1821 de causas naturais.
Foi beatificada em 17 de março 1963 pelo Papa João XXIII
Canonizada em 14 de setembro de 1975 pelo Papa Paulo VI.

Ela é padroeira da Diocese de Shereveport Louisiana, das viúvas e dos opositores das autoridades da Igreja, e daqueles com problemas com parentes .

Sua festa é celebrada no dia 4 de janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário