São João da Matha
Conhecido no Brasil como São João da Mata
Nasceu de família nobre em 23 de junho de 1160 em Faucon, Provença, França. Educado em Aix , recebeu o Doutorado em Teologia na Universidade de Paris e foi ordenado em 1197.
Na primeira missa que celebrou, ele teve a visão de um anjo vestido de branco com
uma cruz vermelha e azul no peito. O anjo colocava suas mãos na cabeça dos escravos que estavam ajoelhados ao lado dele.
Anos mais tarde, a beira de um riacho com o seu amigo, São Feliz Valois, eles tiveram uma visão de um grande veado branco com uma cruz vermelha e azul presa entre seus chifres.
Com o encorajamento do Papa Inocencio III, (algumas fontes dizem que o Papa havia tido uma visão semelhante e por isto rapidamente aprovou a Ordem), eles fundaram a Ordem dos Hospitaleiros da Santíssima Trindade e Cativos, (Os Trinitários) para resgatar prisioneiros cristãos das mãos dos Mouros. A roupa do anjo: branca com a cruz azul e vermelha no peito se tornou o hábito da Ordem. A Ordem foi colocada sob a proteção da Nossa Senhora do Bom Remédio e foi ainda instituído o Escapulário da Santíssima Trindade e João foi seu primeiro Superior Geral.Eles conseguiram a aprovação do Rei Philip Augustus da França e viajaram por todo o país coletando dinheiro para os resgates. A Ordem cresceu e espalhou-se pela França, Espanha, Itália e Inglaterra. Os Trinitários iam ao mercado de escravos no Norte da Africa e em outros locais, compravam os escravos e os libertavam.
Em pouco tempo centenas de prisioneiros foram libertados e puderam retornar aos seus lares.
Por causa de vários elementos como visões, prisioneiros, cavaleiros resgatados etc, a história de João da Mata tornou-se um tópico principal de várias histórias e lendas da Idade Média, várias delas repletas de ficção.
Hoje existem 600 membros da Ordem em várias prisões, em 20 países e recentemente celebraram seus 800 anos de existência.
João faleceu de causas naturais em 12 de dezembro de 1223 e foi canonizado em 21 de outubro de 1666 pelo Papa Alexandre VII.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado com o hábito da Ordem( branco com a cruz azul e vermelha) segurando correntes em suas mãos ou a seus pés; ou 2) com uma mitra a seus pés; ou 3) com São Felix Valois; ou 4) com um anjo e dois cativos da sua visão, no fundo; ou 5) recebendo o escapulário da Santíssima Trindade; ou 6) recebendo uma bolsa de Nossa Senhora do Bom Remédio, com moedas para libertar os escravos.
Sua festa é celebrada no dia 8 de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário