São Symmaco
Nasceu na Sardenha e faleceu em 514. Symmachus era filho de Fortunatus.Ele foi batizado em Roma onde ele se tornou diácono da Igreja sob a direção do Papa Anastácio II, o qual ele sucedeu em 22 de novembro de 498. Eleito pela maioria do clero romano na Basílica Laterana em Roma e a eleição foi aprovada pelo Senado Romano e ele foi consagrado Bispo de Roma.
Naquele mesmo dia o arcebispo de São Praxedes, Laurêncio era eleito papa por um grupo de dissidentes com um tendência Bizantina. Laurêncio era apoiado pelo Imperador Anastácio, mas o Rei Gótico Theodorico ficou contra ele e a favor de Symmaco.
Em 501 o grupo pro Bizantino liderado pelo Senador Festus acusou Symmaco de vários crimes mas o papa recusou a aparecer diante do rei para responder as acusações, assegurando que as lei seculares não tinham jurisdição sobre ele. Um Sínodo convocado por Theodorico exonerou Symmaco e Theodorico instalou Laurêncio como papa.
O Cisma somente terminou após 4 anos quando Theodorico retirou seu suporte a Laurêncio.
Symmaco era um sábio, santo e hábil papa. Ele ajudou os bispos Africanos exilados na Sardenha pelo Ariano Thasimundo, fundou vários hospitais e hospícios, ajudou as vitimas dos ataques dos bárbaros no norte da Itália, e ajudou a resgatar cativos. Sua generosidade com os pobres acabou por dar a ele o carinhoso apelido de “Pai dos Pobres”.
Foi enterrado na Basílica de São Pedro e é venerado pelos romanos como um santo.
Sua festa é celebrada no dia 19 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário