quarta-feira, 9 de novembro de 2011

São Donatus de Fiesole Santa Alodia Santa Maria Salomé



São Donatus de Fiesole
Nasceu na Irlanda em torno de 800 DC . A tradição diz que Donatus era um irlandês que decidiu fazer uma peregrinação a Roma com seu amigo André. No seu retorno, em 829 ele foi a Florença, Itália e visitou a cidade vizinha de Fiesole. Donatus era calmo por natureza e entrou na catedral justamente quando o devotos rezavam juntos pedindo ajuda para eleger o novo bispo.

No momento que Donatus entrou na catedral os sinos começara a tocar e todas as velas e lampiões da catedral se acenderam sem nenhum auxilio humano. Os cristãos presentes concluíram que era um sinal divino e o estranho estaria destinado a ser o seu novo bispo. Donatus foi unanimemente eleito bispo e André seu diácono ajudante.

Felizmente Donatus era m homem de exemplar piedade e cultura. Em adição a muitos outros trabalhos Donaltus escreveu dois livros sobre a vida de Santa Brígida de Kildare, um em prosa e outro em versos. No seu epitáfio que ainda existe ele é descrito como excelente professor especializado em gramática e prosa .O epitáfio ainda diz que o bispo foi fiel conselheiro do Rei Lothaire e do Imperador Louis. É quase certo que ele ensinou a eles e aos membros da casa real porque que ele gostava muito de ensinar. Em 47 anos Donatus foi o pastor da igreja de Fiesole . Ele obteve do Rei uma Carta de Independência para os bispo de Fiesole.

Ele era um generoso doador para as fundações monásticas. Em 852 ele fundou a igreja e o hospital de Santa Brígida e fundou o monastério de São Columbus em Bobbio. A igreja foi declarada monumento nacional em 1911.

Depois de sua morte seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.

Na arte liturgia da Igreja ele é mostrado como um Bispo com um devoto a seus pés. As vezes ele é mostrado apontando uma igreja ao seu diácono André.

Sua festa é celebrada no dia 22 de outubro.

Santa Alodia
Nasceu em Huesca, Espanha.



Irmã de Santa Nunilo. Seu pai era muçulmano e a mãe cristã. Elas foram criadas como cristã.

Elas tiveram vários pretendentes para se casarem, mas recusaram para servir a Deus no estado de santa virgindade,.tiveram licença de viverem com uma tia que era crista devota onde elas tinham inteira liberdade de seguir sua devoção. Elas faziam severos jejuns e suas orações eram interrompidas apenas para cumprir os seus deveres.

Quando seu pai faleceu sua mãe casou-se com outros muçulmano que perseguia as moças, as aprisionava, e finalmente as entregou para morrer durante as perseguições do Abdur Rahman II.



Foram martirizadas para renegarem a sua fé e finalmente tiveram suas cabeças decepadas em Huesca em 851, apesar de que, de acordo com o escritor Morales, teria sido em 840.



Seus corpos foram enterrados no mesmo local e grande parte de suas relíquias estão hoje preservadas na Abadia do Salvador em Leger em Navarro. O festival no dia de sua festa tem a participação de muitas pessoas em Aragon, e em Bosca onde uma parte de suas relíquias é preservada.



Seu nome significa grande coragem



São padroeiras das crianças vitimas de abuso, pessoas ridicularizadas pela sua piedade, é protetora d contra o abuso infantil.



Sua festa é celebrada no dia 22 de outubro.

Santa Maria Salomé

Nasceu no primeiro século e é uma das três Marias que serviram a Jesus, junto com Maria Cleophas (mãe de São Tiago, o menor, São Judas Thadeus e esposa de Cleophas ou Alpheus), Maria Salomé e Maria Madalena).

Alguns exegetas bíblicos acham que Maria Cleophas seria irmã da Virgem Maria (João 19:25).

Maria Salomé era casada com Zebedeu, mãe de São João, o evangelista e de São Tiago, o maior ( conhecido nos países de língua inglesa como Saint James, the Greater) e seria prima da Virgem Maria. Era uma das três Marias que ajudaram Jesus durante o inicio de seu ministério e o acompanharam nas suas viagens e testemunharam a sua crucificação, a retirada do corpo, e a sua ressurreição. O evangelista São Marcos menciona Salomé como uma das mulheres que vieram com Madalena untar com óleos (costume da época) o corpo de Jesus na manhã da ressurreição.

Diz os Evangelhos que Jesus e Salomé em uma conversa, ela pede a Jesus para coloca-la e seus filhos com Ele em Seu Reino no céu. É que Tiago e João o seguiriam seu exemplo de humildade e sacrifícios para ganhar e merecer seus lugares lá. A lenda diz que após a ressurreição ela foi para Veroli, Itália e passou o resto de sua vida espalhando a Boa Nova .

Na arte litúrgica da Igreja ela é representada algumas vezes com Maria Cleophas amparando a Virgem Maria durante a crucificação e/ou presente com Maria Madalena na ressurreição, ou com os filhos João e Tiago em seus braços. As vezes ela é mostrada no Natal porque existe uma possibilidade de que, como ela era parteira, teria ido ao estábulo em Belém, feito o parto de Maria e se converteu. Santo Ambrósio, estudioso do assunto, diz que existe ainda a possibilidade dela ser irmã de Maria.

É padroeira da Veroli, na Itália.

Sua festa é celebrada no dia 22 de Outubro

Nos países do hemisfério sul, no firmamento temos três estrelas que são chamadas Três Marias em homenagem as Três Marias e na França temos uma cidade com o nome de "Saintes Maries de la Mer" , também em homenagem a elas. Em Minas Gerais temos uma Usina Hidroelétrica com o nome de Três Marias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário