quinta-feira, 10 de novembro de 2011

São Francisco Xavier São Sophronius



São Francisco Xavier

Francisco Xavier nasceu no castelo de sua família em Xavier, Navarro Espanha em 1506. Ele estudou na Universidade de Paris e recebeu seu doutorado em 1528. Ali ele conheceu Santo Inácio de Loyola que o convenceu a fundarem a Companhia de Jesus, os Jesuítas. Assim Xavier, Loyola e 6 outros tomaram seus votos em Montamant e três anos mais tarde Xavier foi ordenado em Veneza e foi com Inácio para Roma onde o Papa aprovou a Ordem em 1540.

No mesmo ano, Francisco e o Padre Simão Rodrigues foram para Lisboa onde o Rei João III os recebeu como hóspedes. Em abril de 1541 foi indicado como Núncio Apostólico nas Índias. Ele chegou em Goa, Índia em 1542 e depois foi para Malaca, Malásia, e Morotai na Indonésia. De 1549 a 1551 ele evangelizou parte do Japão.

Em Goa, enquanto aguardava o návio para a India, ele pregava nas ruas, ensinava as crianças o catecismo e curava os doentes. Ele teria convertido toda a cidade.

Foi um missionário com um tremendo sucesso em 10 anos da Índia e mais tarde no Japão, batizando mais de 40.000 convertidos. Dizem que ele almoçava com caçadores de cabeça, lavava os leprosos e chegou a batizar 10.000 em um só mês. Ele resistia as piores condições, chegando a sofrer extremos de frio e de calor em suas viagens. Ele sempre procurava os pobres e os abandonados. Viajava as vezes centenas de quilômetros a pé e com isso conheceu grande parte do povo do Extremo Oriente. Tinha o dom de aprender rapidamente as línguas e os dialetos e fazia milagres sempre que era necessário convencer os descrentes. Certa vez acalmou uma tempestade apenas com sua benção e de outra curou uma menina cega. Curou vários leprosos apenas com sua benção e oração.
No ano que foi eleito Provincial da Índia e do Leste, ele planejava ir para a China.

Ele é também chamado de o "Apóstolo da Índia ".

Ele veio a falecer na Ilha de Shabgchwan, na costa da China em 2 de dezembro de 1552.

Foi canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV e declarado patrono de todas as missões estrangeiras pelo Papa Pio X .

Sua festa é celebrada no dia 3 de dezembro.

São Sophronius

Também chamado de Sinfrônio da Siria

Nativo de Damasco, Síria nasceu em 560DC. Ele viajava muito por todo o leste e oeste pregando o evangelho e viveu vários anos na Alexandria, Egito perto de São João Moscus, quando este estava colhendo material para o seu famoso trabalho chamado "Pradaria Espiritual ". Cerca de 580 DC ele e João entraram para o monastério de Sabás no Egito, porem mais tarde ele continuou a sua jornada de fé com São Theodósio na Palestina. Ele passou 10 anos na Alexandria. Após varias peregrinações a monastérios e ermidas no Egito e em Roma, estudando filosofia, escrituras e praticando estrita austeridade São Sophronius foi eleito patriarca de Jerusalém em 634.

Escritor eclesiástico com distinção, poeta e correspondente alguns dos seus escritos são lidos até hoje. Lutou contra a heresia monoteista. (A heresia finalmente condenada no Consílho de Lateran em 649 é chamada de Monoteista visto que achava que Jesus não teria duas naturezas, uma humana e outra divina. Naqueles tempos a cristandade tentavam entender como poderia Jesus ser ao mesmo tempo Deus e homem. Teria fome? Sono? Seria mesmo tentado pelo demônio no deserto? Teria de ser amamentado por sua mãe Maria? Teria sentido dor na cruz ? Na paixão ?

Enfim, estas questões foram debatidas mesmo após mesmo a morte de São Sophronius que era um ardoroso defensor do ponto de vista que foi finalmente aceito por toda a Igreja, de que Jesus tinha uma natureza humana e outra divina. Ele enviou cartas ao Papa e ao Patriarca de Constantinopla fornecendo suas teorias sobre a questão. Seus pensamentos e raciocínios foram tão importantes que, por vezes seus escritos pareciam iluminados por Jesus ou anjos enviados para tal, tamanha era a perfeição de seu raciocínio.

Ele escreveu varias homilias, doutrinas e poemas.

Ele veio a falecer em 639 em Jerusalém de causas naturais.

Logo após a sua morte seu túmulo se tornou um local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão.

Sua festa é celebrada no dia 3 de dezembro no ocidente

e no dia 11 de março no leste onde ele é muito venerado em especial na Grécia e Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário