quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Luigi Versiglia São Diogo de Alcalá


Luigi Versiglia
Também conhecido como Aluísio Versiglia
Nasceu em 5 de junho de 1873, em Oliva Gessi, Pádua, Lombardia, Itália.

Estudou no Oratório de Dom Bosco desde os 12 anos.

Foi Ordenado Sacerdote Salesiano em 21 de dezembro de 1895. Em 1906, foi enviado como Missionário, na China. Indicado Vigário Apostólico em Shiuchow, China e Bispo titular de Carystus em 22 de abril de 1920. É um dos grandes mártires da China.



Após sua ordenação em 1895, Luigi Versiglia ficou 10 anos como mestre de noviços em Genzano de Roma. Em 1906 ele liderou a primeira expedição missionária salesiana à China, preenchendo uma profecia de Don Bosco.

Logo estabeleceu a casa Matriz em Macau. Em seguida, abriu uma missão na área de Shiu Chow.

Tornou-se o primeiro Bispo, em 22 de abril de 1920.

Era um homem de incansável energia e grande sabedoria, um pastor dedicado ao seu rebanho, dando à sua Diocese uma estrutura sólida com um seminário, casas de formação, várias residências, um orfanato e um asilo para idosos. Era mais um pai que uma autoridade. Deu forte exemplo de trabalho duro e amor cristão e nunca pediu nada ao seu povo sem antes pesar sua capacidade.



No dia 25 de fevereiro de 1930, ele estava com Don Caravario e 5 outros todos jovens, em visita a uma pequena comunidade cristã em Lin Chow (Li Tau Tseu). Todos eles foram parados por um grupo de homens armados que primeiro exigiu dinheiro para proteção e depois tentaram retirar 3 jovens do grupo. Don Versiglia e Don Caravario ficaram em seu caminho e foram jogados no chão e amarrados. Seus crucifixos foram arrancados e atirados longe, em seguida foram assassinados a tiros enquanto oravam.

Ambos foram canonizados pelo Papa João Paulo II no dia 1º de outubro de 2000 e o dia de sua festa é 13 de novembro que é o dia que a comunidade salesiana celebra a Missa para os benfeitores mortos da Família Salesiana. Sua festa é celebrada também no dia 28 de setembro, junto com os demais mártires da China. Os salesianos comemoram sua festa no dia 13 de novembro.

São Diogo de Alcalá



tambem conhecido como Diego



Nasceu em 1400 em Sevilha na Espanha.

Diogo amava uma vida solitária desde sua juventude e quando resolveu ser um eremita ele se suportava tecendo tapetes. Mais tarde tornou-se um irmão franciscano em Arizafa. Embora ele não tivesse tido uma educação formal ele era procurado pelos seus sábios conselhos que refletiam uma notável percepção da vida cristã. Enviado como missionário para as Ilhas Canárias em 1422. Tornou-se Superior da Comunidade em Fortaventura e converteu muitos com suas pregações e seu exemplo. Voltou a Espanha sem ser sido atacado ou machucado, fato extremamente raro na época.
Foi chamada a Roma em 1450 para a canonização de São Bernardino de Siena, mas uma epidemia se alastrou entre os franciscanos e São Diego trabalhou para tratar seus irmãos até a exaustão, e milagrosamente não contraiu a doença.

Morreu em 12 de novembro de 1463 em Alcalá, Castilha , Espanha de causas naturais. É muito venerado na Espanha, na América latina, em especial no Perú e na Argentina.

Foi canonizado em 1588 pelo Papa Sixtus V.



Sua festa é celebrada em 13 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário