quinta-feira, 10 de novembro de 2011

São Leão Magno


São Leão Magno



São Leão nasceu em Toscany. Como um diácono ele foi enviado para Gaul como mediador pelo Imperador Valentiniano III. Ele reinou como Papa entre 440 e 461. Ele persuadiu o Imperador Valentianino a reconhecer a primazia do Bispo de Roma e em um Édito em 445 o Imperador reconheceu oficialmente a independência de Roma.

A Doutrina da Encarnação foi formada por ele numa carta ao patriarca de Constantinopla, convencendo-o ,visto que o mesmo já a havia condenado. No Concílio de Chalcedon esta mesma carta foi confirmada como expressão de Fé Católica no que concerne a “Pessoa de Cristo”.



Todos os tratados históricos elogiam seus esforços durante a invasão dos bárbaros no século V.

O seu encontro com Átila, o Rei dos Unos, no portão da Cidade de Roma, persuadindo os invasores a irem embora, desistindo da pilhagem da cidade e do massacre dos seus habitantes, é tido como uma memória a sua eloqüencia. (Átila teria dito no início do cerco a Roma: “arrancarei um olho de cada romano”).

São Leão morreu em 461 deixando um valioso número de cartas e escritos, os mais notáveis e de grande e valor histórico .


A sua festa é celebrada no dia 10 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário