São Frederico
Conhecido também como São Frederico de Ultrecht.
Ele era neto do rei Radbon dos Frisians, mas não quis ficar no conforto da corte real e tornou-se um padre em Ultrecht e logo passou a ser respeitado pela sua santidade e seus notáveis sermões.
Ele ficou encarregado dos trabalhos missionários em Ultrecht e foi indicado bispo em 825. Frederico se esforçou para acabar com o costume de casamentos incestuosos, muito comum em Ultrecht na época e enviou missionários para as áreas pagãs no norte da sua Diocese e acabou tendo a inimizada da Imperatriz Judith quando ele censurou a sua imoralidade. Ele morreu esfaqueado em Maestricht, Flanders em 838 por assassinos que estariam a mando de Judith. Outras versões dizem que ele teria sido assassinado a mando dos habitantes de Walcheren que estavam muito ressentidos com o seu sucesso na região.
Diz a tradição que seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão. É muito venerado em Flanders.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um bispo trespassado por duas espadas, ou esfaqueado por dois assassinos.
Sua festa é celebrada no dia 18 de julho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário