quinta-feira, 24 de setembro de 2009

São Basílio, o grande


São Basílio, o grande
Nasceu em 329 na Caesarea, na Moderna Turquia. Seu pai, sua mãe e 4 de seus irmãos foram canonizados incluindo o grande São Gregório de Nyssa. Bisneto de Santa Macrina, a velha. Ele nasceu nobre e ainda jovem já era notável como organizador de resgate das famílias durante as várias pragas e fome da época. Estudou em Constantinopla e era amigo de São Gregório de Nazianus. Dirigiu uma escola de oratória e leis na Caesarea.Era um notável orador e tinha tanto sucesso que ficou tentado pelo orgulho. Com medo deste orgulho sobrepujar sua piedade, ele vendeu tudo que tinha e foi ser um monge.Fundou monastérios e escreveu regras para serem seguidas pelos monges no deserto. Ele é considerado o fundador do monasticismo oriental tal qual São Benedito de Nursia é o fundador do monasticismo ocidental.
Entretanto São Basílio não permitia extrema austeridade e muito jejum porque julgava que era necessário força para trabalhar, o que julgava de extrema importância. Também expressava sua preferencia por uma vida na comunidade em vez de uma vida de eremita, argumentando que a vida do cristão era de amor mutuo e servir o próximo e a sua comunidade. Assim a sua regras eram flexíveis e permitiam a fundação de hospitais, escolas e hotéis para monges em viagem e casas para os monges que trabalhavam. Por outro lado, os perigos do ativismo eram contrabalançado por uma forte ênfase na contemplação.
Sua regras são seguidas até hoje na Igreja Oriental. Ele escreveu vários tratados sobre a natureza da Santíssima Trindade e de Jesus. Escreveu também as ‘Regras longas" (Regulae fuius tractatae) e a "Regras Breves" (regulae brevius tractatae), uma espécie de breviário.
Foi nomeado Arcebispo da Caesarea e dizia missa e pregava para multidões duas vezes ao dia. Foi indicado Doutor da Igreja e Pai da Igreja Grega.
Faleceu em 14 de junho de 379 de causas naturais.
É o padroeiro da Rússia, e dos administradores de hospitais.
Na arte litúrgica da Igreja é representado com uma pomba ou com um fogo sobrenatural ao seu lado.
Sua festa é celebrada no Ocidente no dia 2 de janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário