quarta-feira, 21 de outubro de 2009

São Efrém




São Efrém
Conhecido também como São Ephraem, o Sírio
Nasceu em Nisibis, Mesopotânia, na Síria , (hoje Turquia) cerca de 306 DC. Efrém dirigiu a escola local de catecismo servindo sob a orientação de São James de Nibisis e acompanhou James ao Consílho de Nicaea em 325.Quando a cidade de Nibisis passou para o controle dos Persas Efrem foi para Edessa onde ele se tornou um diácono e escreveu vários comentários sobre as Escrituras e vários hinos. Após visitar São Basilio na Caesarea em 370 Efrém retornou a Edessa para servir os pobres e os necessitados em um período de extrema fome na região. Ele morreu em 9 de junho de 373 em Edessa.
A fama de São Ephaem está nos seu escritos e nas suas homilias que podem ser lidas em voz alta, porque rimam como hinos. Escreveu os primeiro hinos que foram compostos para uso popular e usado com um caráter didático para a época e em geral eram dirigidos contra as heresias. Ele é o responsável pela introdução dos hinos no culto popular. Notável são os seu hinos Nibesianos e os cântigos para estações do ano. É chamado a "Harpa do Espirito Santo".
Varias composições a ele atribuídas ainda são usadas nas igrejas Sírias e sua reputação espalhou-se pelos países de língua grega antes mesmo de sua morte. O hino inglês "Receba o Senhor" foi traduzidos dos hinos de São Ephrem em sirílico.
Ele escreveu ainda vários comentários aos livros bíblicos e um testamento espiritual que foi aditado mais tarde com sua própria letra.
Todo o trabalho de São Ephem é elevado em estilo, em expressão, cheio de imagens e era um teólogo que escrevia como um poeta. É considerado um grande escolástico na Igreja Síria e muitos dos seus trabalhos foram traduzidos para o Grego, Armênio e Latin.
São Ephrem era devotado a Virgem Maria e frequentemente invocou a Imaculada Conceição como sua devoção absoluta bem antes do assunto ser discutido pela Igreja e ser considerado um dogma de fé.
Ele tinha certeza da absoluta falta de todos os pecados, inclusive o original, á Virgem Maria. Ele é sempre invocado como testemunha da Imaculada Concepção de Maria porque, segundo a tradição ele, em seus escritos, teria tido uma visão da Virgem e com isto podia provar sua tese com clareza absoluta.
Ele é muito venerado na Igreja Oriental .
Foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Benedito XV(1914-1922).
Sua festa é celebrada no dia 8 de junho
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um eremita sentado numa coluna ou 2) entre dois pilares do céu; ou 3) numa caverna com um livro; 4)com uma cruz na sua sobrancelha apontando cima ou 5) com os olhos cheio de lagrimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário