terça-feira, 13 de outubro de 2009

São Atanásio


São Atanásio
Também conhecido como São Athanásius, o grande e São Athanásius do Egito.
Nasceu em 295 em Alexandria, Egito. Estudou os clássicos e teologia em Alexandria Foi diácono e secretário de Alexander, Bispo de Alexandria. Atendeu ao Concílio de Nicéia em 325 onde ele lutou para a derrota do Arianismo e a aceitação da divindade de Jesus. Formulou a "Doutrina do Homo-ousianism" na qual Cristo tem a mesma natureza e substancia do Deus Pai. O Arianismo ensinava que Cristo era diferente do Pai e seria uma criatura do Pai e não parte de Deus. Bispo de Alexandria em 328. Quando a disputa sobre o Arianismo passou da teologia para a política Athanásius foi exilado 5 vezes e passou grande parte do seu episcopado em exílio. É o biografo de Santo Antônio Abade. Confessor da Fé e Doutor da Igreja( é um dos 4 grande Doutores Gregos) e lutou pela aceitação do Credo de Nicene.Athanásius tem sido chamado de "Pai da Ortodoxia", Pilar da Igreja e Campeão da Divindade de Cristo e ainda "como o instrumento principal após os apóstolos, que sacramentou as verdades da Igreja".
Quando Santo Antônio Abade morreu, ele deixou um manto de pele de ovelha para "o meu amigo Bispo Athanasius" e este a guardava como um tesouro.
Certa vez São Bede, que era fascinado pelos trabalhos de Athanásius, disse : "Se você encontrar um livro de São Athanásius e não tiver papel para copia-lo, escreva em sua camisa".
Seus mais conhecidos trabalhos são tratados teológicos dos mais iluminados e alguns são Dogmas Católicos. Ele escreveu "Contra o Heathean, Contra Arianus, Apologia de Constancius, Historia dos Arianus , Defesa da Luta e Vida de Antony.
Em "Contra Arianus" ele reforçou os trabalhos de Justino e Irenaeus que interpretaram as Escrituras na tradição ortodoxa e insistiu que o termo "homoousious" do Credo de Nicene era necessário para formular corretamente a revelação de Cristo nas Escrituras.
Na "Vida de Santo Antônio" ele mostrou a singular devoção do seu amigo em combater os poderes do mal.
Com relação ao famoso "Credo de Athanasius", provavelmente não foi escrito por ele e sim por São Euzébio de Vercelli, mas baseado nos seu trabalhos. Segundo Euzébio, Athanásius foi iluminado por Deus, para salvar a Fé na Cristandade.
No Leste ele é venerado também como um dos Santos Hierárquicos e é chamado de São Athanásius, o Grande.
Faleceu em 2 maio de 373 em Alexandria e suas relíquias estão em no Santuário de San Croce, Veneza , Itália
Na liturgia da Igreja ele é representado 1) como um bispo argumentando com um pagão; 2)como um bispo segurando uma pena; 3) como um homem em roupas episcopais sobre hereges derrotados.
Sua festa é celebrada no dia 2 de maio


Nenhum comentário:

Postar um comentário