Santo Adalberto de Praga
Nasceu em 956 na Bohemia com nome de Voytech. Nobre, mais tarde tomou o nome do Santo Adalberto de Magdeburg, que foi o Arcebispo que o curou, educou e o converteu
Notável pregador, foi indicado Bispo de Praga em 983. Amigo do Imperador Otto III encorajou a evangelização dos Magiares e trabalhou com São Astricus. Se opôs a nobreza em Praga. Era muito popular, assim quando foi para Roma para se tornar um Beneditino, o Papa João XV o enviou de volta.Fundou o monastério de Brevnov. Encontrou cerrada oposição da nobreza e retornou a Roma. Como não havia esperança de envia-lo de volta a Praga, foi enviado para evangelizar a Pomerania, Polônia, Prússia, Hungria e Rússia.
Ele e seu companheiros foi martirizados pelo prussianos perto de Danzig devido a instigação de pagãos em 23 de abril de 997. Parece que foram acusados de serem espiões poloneses na Prússia. A humildade e a austeridade de Santo Adalberto inspirou São Bonnifácio de Querfurt.
Ao santo é creditado a composição dos hinos da Republica Checa e da Polônia..
Uma escultura do 11° século de Santo Adalberto pode ser encontrada hoje na Igreja de São Bartolomeu em all’Isola Tiberina . As portas de bronze da igreja, datadas de 1175, tem a imagem do santo recebendo o faixa pastoral do Rei Otto III. Ele é ainda considerado o Apóstolo da Bohemia e é o padroeiro da Chzechoslovakia, Polônia e Prússia
Na arte litúrgica da Igreja é mostrado: 1) com uma cruz de duas pontas ou 2) duas lanças ou 3)segurando uma lança e um bastão ou 4) perfurado por três lanças ou 5) decapitado.
Sua festa é celebrada no dia 23 de abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário