quarta-feira, 9 de novembro de 2011
São Roberto Belarmino,SANTA HILDEGARDA E YOLANDA
São Roberto Belarmino
Nasceu em Montepulciano, Itália em 4 de outubro de 1542
Sua mãe Cinzia Cervini, era sobrinha do Papa Marcelus II e era muito dedicada a orações, meditações, jejum e penitencias.
Roberto entrou para a Ordem dos Jesuítas em 1560 e após a ordenação foi ensinar em Louvian onde ele ficou famoso pelos seus sermões em Latin. Em 1576 ele foi nomeado para a controvertida cátedra de Teologia no Colégio Romano. Tornando-se reitor em 1592, ele tornou-se o Provincial de Nápoles em 1594 e Cardeal em 1598.
Este notável escolástico devotou-se a servir a Deus e a defender a Santa Sé apostólica contra os anti clérigos de Veneza e contra dogmas políticos que o Rei James da Inglaterra queria impor.
Ele compôs exaustivamente vários trabalhos contra os hereges do seu tempo com um raciocínio teológico irrepreensível e inabalável.No campo das relações Estado-Igreja ele tomou uma posição que hoje e tida como fundamentalmente democrática, e que a autoridade se original de Deus, mas confirmada pelo povo e investida pelo povo, o qual que teria que confirmar os seus governantes, posição muito avançada para a sua época.
São Belarmino era o conselheiro espiritual de São Luiz Gonzaga e ajudou a São Francisco de Sales a fundar a Ordem dos Salesianos e com prudência conseguiu impedir sanções severas a Galileu. Ele deixou importantíssimos trabalhos incluindo alguns de devoção e instrução religiosa. Ele faleceu em 1621 .
Sua festa é celebrada no dia 17 de setembroSanta Hidelgarda
Conhecida também como Santa Hildegard von Bingen (1098-1179)
Ela nasceu em Bockelheim Alemanha em 1098. Muito doente quando criança, ela foi dada a uma tia de nome Jutta para ser criada. Ela passou a cuidar de uma ermida perto de Speyer. Bem mais tarde, em 1147 ela fundou o Convento de Ruperstsberg perto de Bingen. Ela foi a primeira das santas místicas da Alemanha, foi poeta e profeta. Sua música e poesia continuou popular por séculos. Ela foi ainda a Abadessa do seu convento Beneditino de Ruperstsberg, e é chamada "Sybil a mística do Reno".
Ela teve várias experiências místicas, as quais teve o cuidado de registrar em seus escritos. Seu trabalho mais conhecido é Scivias, escrito entre 1141 e 1151, no qual ela relata suas 26 visões. Nunca foi formalmente canonizada (apenas beatificada), mas ela é considerada como uma santa na Alemanha.
Sua festa é celebrada no dia 17 de setembro. Santa Yolanda
Tambem conhecida como Santa Yolanda da Hungria.
Princesa, filha de Bela IV Rei da Hungria e sobrinha de Santa Elizabeth da Hungria. Em 1279 entrou para o convento franciscano como terciária e mais tarde para o monastério das Clarissas pobre em Sandec.
Logo ela começou a curar dos doentes apenas com sua benção e oração, e ela passou a ser o centro das atenções de toda a cristandade.
Tanto mais avançava a sua espiritualidade, mais Santa Yolanda vivia ascética. Dormia no chão, comia pão, água e vegetais, e vestia velhos e ásperos trapos.
Foi indicada pelo papa para ser a Abadessa de Gneson, mas diz a tradição que ela apesar de ser a Abadessa ela dormia numa pequena cela e vivia uma vida de extrema austeridade.
Quando ela veio a falecer os servos, irmãs e amigos que estavam por perto viram uma luz brilhante a envolver e ela voltou da morte por alguns segundos e relatou a eles a sua visão do paraíso e morreu santamente e numa paz que não podiam deixar de acreditar no que ela havia contado. Santa Yolanda morreu de causas naturais, em Gneson, em 1298.
O seu túmulo logo se tornou um local de peregrinações e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Foi canonizada em 1827.
Sua festa é celebrada no dia 17 de dezembro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário