quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Santa Luzia Santa Odila



Santa Luzia

ou Santa Lucia em espanhol ou Saint Lucy em inglês

Temos mais de uma Santa Luzia, mas a mais venerada é a Santa Luzia de Syracuse, Sicília, que é considerada a protetora dos olhos e da visão.
É uma das mais famosas mártires da igreja. Ela era de sangue nobre e os atos de seu martírio contam que ela sofreu os mais hediondos martírios inclusive os seguintes :
Como era virgem a levaram para um prostíbulo mas ninguem lá, nem mesmo os mais fortes soldados conseguiram move-la ou não tiveram meios para possui-la. De volta a prisão, como ainda se recusasse a renunciar a sua fé, retiraram, com punhais, os seus dois olhos e no dia seguinte os olhos estavam no lugar e normais (Na liturgia da igreja ela é apresentada com uma pequena almofada na mão direita com os seu dois olhos).
Depois a cobriram com uma espécie de resina e foi colocada numa grande fogueira e quando as chamas finalmente desapareceram, ela estava como antes, sem nenhum dano ou ferida. A comoção dos presente foi enorme, mas o prefeito ficou ainda com mais ódio mandou cortarem sua garganta com uma espada.

Sua festa é celebrada no dia 13 de dezembro

Ela é mencionada na Primeira Prece Eucarística. Suas relíquias estão preservadas em Veneza e eram veneradas pelo Papa João XXIII, enquanto ele servia como Patriarca de Veneza, antes de ser eleito papa em 1958.

Santa Odila


Também conhecida como Odilia, Ottilia e Othilia.



Nasceu em 660DC em Oberheim, nas Montanhas Vosges,Alsacia , filha do Lorde Alaric e Bereswinda de família nobre. Nasceu cega e sua família devido ao seu problema em vez de sacrifica-la, deu a criança a uma família que deseja uma filha para criar. Foi levada para um convento com a idade de 12 anos.Convertida ao cristianismo ela voltou a ver, milagrosamente, quando foi batizada por São Erhard de Regenburg. O seu irmão a quis de volta para compor um arranjo de um bom casamento. Quando o pai de Odília ficou sabendo das maquinações do filho e da cura milagrosa de Odilia, ficou tão furioso que deu tamanho surra no filho que o matou. Odilia fugiu do Convento para escapar do casamento arranjado e sua família desistiu da idéia. Ela entrou para a Abadia e eventualmente se tornou a Abadessa e mais tarde fundou o Monastério de Odilienberg, em Niedermunst.

Ela faleceu em 13 de dezembro de 720. Seu túmulo logo se tornou objeto de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Assim, mais tarde suas relíquias foram trasladadas para um Santuário ao lado da igreja do Convento de Odileinberg. Foi indicada como padroeira da Alsácia .

Na arte litúrgica da Igreja ela é representada com um livro no qual estão dois olhos ou ainda segurando um ramo com dois olhos.

Sua festa é celebrada no dia 13 de dezembro.

Um comentário:

  1. por fin encuentro una santa con mi nombre, ya que es poco usual, ademas cambia por otros parecidos como Odilia, Otilia, etc, etc. el mio es ODILA
    Etymologia : diminutivo germánico de "oda", la que es dueña de cuantiosos bienes en el santoral una abadesa alsaciana patrona de alsacia hija del rey Maromeo

    ResponderExcluir