domingo, 11 de dezembro de 2011

OS MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO


OS MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO

Conforme os termos da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, de 16/10/02, pelo Papa João Paulo II


1º PASSO - COMO REZAR UM TERÇO

- Ao apresentarmos este manual, trabalharemos com a hipótese de que o leitor conheça o terço apenas em sua forma física, não sabendo o significado das suas contas ou as orações nele contidas. Assim, iremos estudar o terço na sua forma básica, para que se possa entendê-lo adiante na totalidade.

- O oração do terço inicia na cruz que está na extremidade, onde reza-se a oração do Creio. Na conta seguinte (bolinha maior) reza-se a Oração do Pai-nosso. Nas três contas seguintes (bolinhas menores) rezam-se três Ave-Marias, sendo a primeira Ave-Maria em honra à Deus Pai que nos criou; a segunda, em honra a Deus Filho que nos remiu e, a terceira, em honra a Deus Espírito Santo, que nos santifica. Na outra seguinte (bolinha maior) , reza-se o Glória ao Pai. Agora, sim, iniciam-se os mistérios (o terço possui cinco mistérios, onde cada mistério é composto de um Pai-nosso e dez Ave-Marias). Primeiramente se reza um Pai-nosso, onde cada bolinha menor representa uma Ave-Maria. Chegando-se na bolinha maior, que completa a primeira dezena, reza-se novamente o Pai-nosso e mais dez Ave-Marias e assim sucessivamente. No intervalo de cada mistério, serão recitadas jaculatórias que veremos depois e, no final do terço, a oração da Salve Rainha. Se você entender isto, já sabe rezar o terço básico, sem as contemplações, que também serão estudadas adiante. Na ilustração abaixo visualizaremos o que foi dito; Ao posicionarmos o cursor do mouse sobre os tópicos da coluna da esquerda, serão visualizadas as orações que integram o terço :




POSICIONE O MOUSE PARA VISUALIZAR AS ORAÇÕES: OFERECIMENTO DO TERÇO

CREIO EM DEUS PAI (CREDO)

PAI NOSSO

AVE-MARIA

GLÓRIA AO PAI

JACULATÓRIA (Ó meu Jesus...)

AGRADECIMENTO

Visualizar as orações acima (Para imprimir)







- Ao iniciarmos, apresentamos nossas intenções do terço (Oferecimento). O Terço, em si, começa na cruzinha, onde reza-se o Creio. Na bolinha seguinte (maior), o Pai-nosso e três Ave-Marias nas bolinhas subsequentes (em honra a Deus Pai que nos criou, a Deus Filho que nos remiu, e a Deus Espírito Santo que nos santifica). Na bolinha seguinte (maior), o Glória ao Pai. Depois iniciam-se as dezenas, como explicamos acima. Ao final de cada dezena, após o Glória ao Pai, reza-se uma jaculatória (Ó meu Jesus) e isto se repete até o final do Terço, quando rezamos a Salve Rainha. (Se não conhece as orações, clique nos links acima - lado esquerdo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário