quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Santa Clara de Assis E São Alexandre de Comana
Santa Clara de Assis
Fundadora da Segunda Ordem das Franciscanas, as Clarissas Pobres, mística e padroeira da televisão.
Nasceu na Itália em 11 de julho de 1194 de um nobre chamado Faverone Offreducio Ortolanadi Fiumi. Impressionada com os sermões de São Francisco de Assis durante a quaresma de 1212, ela entrou para um convento beneditino e recebeu o habito das mãos de São Francisco de Assis no Domingo de Ramos. Ela ficou no convento beneditino perto de Bastia onde foi acompanhada de sua irmã Agnes. Em 1215,Clara moveu-se para uma casa ao lado da igreja de São Damiano e tornou-se superiora da comunidade cada vez maior e lá ficou por 40 anos. Ela fundou então a Ordem da Clarissas Pobres, e ela foi acompanhada por sua mãe, sua irmã Beatriz e três membros da família Ubaldini de Florença.
O Papa Inocêncio III ( 1198-1216) deu a elas a regra da pobreza absoluta, uma regra mantida por Clara nos anos seguintes. Outros conventos foram fundados e a Ordem floresceu por toda a Itália. Santa Clara era visitada por membros do alto clero e oficiais seculares por causa da sua sabedoria. Antes dela falecer já haviam conventos da Ordem por toda a Itália, França e Alemanha. Santa Clara fez vários milagres inclusive salvando a cidade de Assis do exército do Imperador Frederico II (1220-1250). Ela defendeu seu convento dirigindo milhões de cigarras (insetos) contra os Sarracenos. Quando estava no final de sua vida ela teve uma visão da Missa de sua cama. Por causa deste seu poder místico ela é considerada a padroeira da moderna televisão.
Ela morreu em 11 de agosto e foi canonizada dois anos mais tarde em 1255.
Clara é padroeira da cidade de Assisi, dos cegos, das lavadeiras e dos vidraceiros e pintores em vidros. Suas relíquias estão na Igreja de Santa Clara em Assis desde 1260. Na arte litúrgica católica ela é mostrada como uma Irmã Clarissa Pobre, as vezes carregando algumas cigarras.
Sua festa é celebrada do dia 11 de agosto.
Cumpre notar que em 23 de setembro se celebra o encontro de seu corpo e em 3 de outubro as Irmãs Clarissas Pobres celebram o traslado para a sua Basílica em Assisi
São Alexandre de Comana
Bem nascido, bem educado e erudito grego do 3° século com treinamento filosófico. Convertido ao cristianismo, para escapar as suas raízes pagãs e viver somente para Deus deixou sua terra natal e tornou-se uma trabalhador nas minas de carvão em Comana, Pontus, Ásia Menor. Ficou conhecido pela sua sujeira e vestia trapos velhos e rasgados.
Quando São Gregório Thraumaturgus, chefiava um Consilho de leigos e religiosos em Comana para escolher um bispo ele disse a eles para não olharem o aspecto externo e sim o mais espiritual entre eles. Eles então levaram Alexandre para frente todo sujo e em farrapos em uma aparente brincadeira. A principio tentou se fazer de bobo, mas quando Gregório ordenou que ele fosse honesto, Alexandre admitiu sua educação e deu um show de conhecimentos das escrituras, teologia e filosofia. Deram um banho e o vestiram e depois foi interrogado pelo Conselho e ficaram ainda mais admirados com a sua sabedoria e santidade espiritual. Foi então escolhido para ser o bispo de Comana.
Muito amado pelo seu povo ele foi, anos mais tarde, martirizado durante as perseguições de Imperador Diocleciano. Como não renunciava sua fé, finalmente foi queimado vivo em 275 DC.
Sua festa é celebrada no dia 11 de agosto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário